Devemos usar filtro solar de fatores mais altos?
Sim. Por que os estudos sugerem que o FPS real é em média 1/3 do FPS declarado. Por exemplo: um filtro 60 acaba sendo um 20. Isso porque o fator declarado é sob condições ideias de uso.
Nós temos a cultura de usar pouco produto, não reaplicar de maneira correta e nem nos intervalos adequados. Então sim devemos usar proteção mais alta, no mínimo 50, principalmente para quem tem pele clara.
O que é o índice UV
É um índice de radiação UV que permite alertar a população quanto a exposição solar inadequada. Considerado baixo de <2, moderado de 3-5, alto de 6-7, muito alto de 8-10 e extremo maior que 11.
OMS recomenda UV entre 1-2 não necessita proteção, entre 3-7 fique na sombra e use proteção adequada através de filtros e roupas, acima de 8 proteção extrema, evite se expor ao meio dia, permaneça na sombra, use protetor solar, boné e camiseta.
Outros fatores que influenciam é presença ou não de nuvens, camada de ozônio, altitude, superfície onde estamos. Praia com areia e lugares com neve por exemplo tem reflexão intensa aumentando a nossa exposição.
Altitudes mais altas, menos atmosfera, menos gases para absorver, aumento novamente.
No verão os índices de radiação são mais altos nos trópicos do que no equador devido ao eixo da terra em relação ao sol. Então no RS por exemplo é pior do que o nordeste do nosso país nessa época.
Outro dado importante não temos buraco de ozônio em nosso estado, o buraco é na Antártida o que temos é eventualmente efeito desse buraco em nossa região por correntes de massa de ar que migram para cá e duram de 2 a 4 dias, em geral ocorrem em outubro e novembro. Então alerta nesses meses.
Confira o índice UV de sua cidade pelo site da CPTEC centro de previsão de tempo e estudos climáticos e principalmente proteja-se. O Brasil está em relação ao mundo na área de maior nível de UV, por estar entre os trópicos e o Equador.
Fonte: Engenheira química e doutora em geofísica espacial Dra. Damaris Kirsch Pinheiro
