Fique em casa

Muitos devem estar se perguntando: “por que tenho que ficar em casa? Afinal, eu sou jovem, a taxa de letalidade é baixa, a maioria dos portadores não tem doença ou se recuperam rapidamente…”

O problema não é a taxa de letalidade baixa e sim o fato de o coronavírus ser MUITO contagioso e de transmissão rápida. Pensa assim: de cada 100 pessoas com a doença, 20 precisam ser internadas e dessas 20, 5 precisarão de UTI. Então, se MUITA gente for infectada ao mesmo tempo, não terá hospital nem médicos e muito menos UTI para todo mundo. Por isso, devemos evitar a transmissão rápida para não sobrecarregarmos o sistema de saúde.

Além disso, tu podes ser jovem e saudável, mas deves conviver com amigos com doença crônica (como diabetes, por exemplo), além de ter tios e avós, pessoas que amamos e que estão no GRUPO DE RISCO, para os quais podes passar a doença.

Por fim pensa: se, por outro motivo, precisares te internar e o sistema estiver sobrecarregado, não vai ter hospital nem equipe médica pra te atender.

Entende a gravidade da situação, mas sem pânico. Lava as mãos, usa álcool gel e aumenta sua higiene pessoal e de utensílios domésticos e de trabalho.

E, principalmente, FICA EM CASA.