Acabou o álcool gel, o que posso fazer?

A importância do álcool gel está em sua ação contra o vírus. Os vírus têm uma “capa protetora” feita de lipídios, que conhecemos popularmente como “gordura”. O álcool, ao entrar em contato com essas moléculas, dissolve-as, eliminando o vírus.

Mas não é só o álcool que tem este poder! Em nosso dia-a-dia, usamos diversas substâncias ou produtos que têm o papel de dissolver e remover gorduras. Garanto que você consegue lembrar de várias delas: sabonete, sabão, detergente e também o xampu. Sempre que estiverem disponíveis, você pode usá-las para exterminar os vírus, lavando as mãos, corpo e cabelos, além dos utensílios domésticos.

Além disso, também são eficazes no combate ao vírus os produtos de limpeza que usamos para higienizar móveis, paredes e pisos: limpadores multiuso, desinfectantes, limpa-vidros e água sanitária, que usamos sempre diluída. Estes produtos, no entanto, não são adequados para a pele, use só para limpar superfícies.

E estocar álcool gel, adianta? É claro que não.

Se essa pessoa que tem um estoque de álcool gel estiver cercada de pessoas doentes, ela tem a mesma chance de se infectar de alguém que não tem. Por outro lado, se todo mundo tivesse um pouco de álcool gel, todos poderiam estar usando para manter-se desinfectados, protegendo-se mutuamente!

Por isso, deixe o álcool gel para situações em que não se tem água e sabão para lavar as mãos, como fora de casa e no transporte público. Sempre que tiver disponível, use água e sabão para se desinfectar e economize o álcool gel. Assim sobra para todo mundo!