Fique em casa

Muitos devem estar se perguntando: “por que tenho que ficar em casa? Afinal, eu sou jovem, a taxa de letalidade é baixa, a maioria dos portadores não tem doença ou se recuperam rapidamente…”

O problema não é a taxa de letalidade baixa e sim o fato de o coronavírus ser MUITO contagioso e de transmissão rápida. Pensa assim: de cada 100 pessoas com a doença, 20 precisam ser internadas e dessas 20, 5 precisarão de UTI. Então, se MUITA gente for infectada ao mesmo tempo, não terá hospital nem médicos e muito menos UTI para todo mundo. Por isso, devemos evitar a transmissão rápida para não sobrecarregarmos o sistema de saúde.

Além disso, tu podes ser jovem e saudável, mas deves conviver com amigos com doença crônica (como diabetes, por exemplo), além de ter tios e avós, pessoas que amamos e que estão no GRUPO DE RISCO, para os quais podes passar a doença.

Por fim pensa: se, por outro motivo, precisares te internar e o sistema estiver sobrecarregado, não vai ter hospital nem equipe médica pra te atender.

Entende a gravidade da situação, mas sem pânico. Lava as mãos, usa álcool gel e aumenta sua higiene pessoal e de utensílios domésticos e de trabalho.

E, principalmente, FICA EM CASA.

Acabou o álcool gel, o que posso fazer?

A importância do álcool gel está em sua ação contra o vírus. Os vírus têm uma “capa protetora” feita de lipídios, que conhecemos popularmente como “gordura”. O álcool, ao entrar em contato com essas moléculas, dissolve-as, eliminando o vírus.

Mas não é só o álcool que tem este poder! Em nosso dia-a-dia, usamos diversas substâncias ou produtos que têm o papel de dissolver e remover gorduras. Garanto que você consegue lembrar de várias delas: sabonete, sabão, detergente e também o xampu. Sempre que estiverem disponíveis, você pode usá-las para exterminar os vírus, lavando as mãos, corpo e cabelos, além dos utensílios domésticos.

Além disso, também são eficazes no combate ao vírus os produtos de limpeza que usamos para higienizar móveis, paredes e pisos: limpadores multiuso, desinfectantes, limpa-vidros e água sanitária, que usamos sempre diluída. Estes produtos, no entanto, não são adequados para a pele, use só para limpar superfícies.

E estocar álcool gel, adianta? É claro que não.

Se essa pessoa que tem um estoque de álcool gel estiver cercada de pessoas doentes, ela tem a mesma chance de se infectar de alguém que não tem. Por outro lado, se todo mundo tivesse um pouco de álcool gel, todos poderiam estar usando para manter-se desinfectados, protegendo-se mutuamente!

Por isso, deixe o álcool gel para situações em que não se tem água e sabão para lavar as mãos, como fora de casa e no transporte público. Sempre que tiver disponível, use água e sabão para se desinfectar e economize o álcool gel. Assim sobra para todo mundo!

Queimaduras solares

Muito comum no Verão, a queimadura solar pode desencadear vermelhidão, sensação de queimação e muitas vezes bolhas. Procure sempre um dermatologista tanto para tratar o desconforto imediato como prevenir sequelas posteriores como manchas.

Enquanto se aguarda a consulta podemos tomar algumas medidas como:

  1. Beber bastante água.
  2. Usar hidratantes sem perfume a base de produtos calmantes como semente de uvas e Aloe Vera (babosa). Também pode-se usar loções restauradoras que são indicadas para assadura de bebês, pois são altamente hidratantes.
  3. Compressas frias de chá de camomila são ótimos calmantes.
  4. Tomar banhos sem sabonete (porque este favorece o ressecamento) e em temperatura fria (mas não gelada).
  5. Não se expor mais ao sol até resolução do quadro. Tenha paciência, as queimaduras não se resolvem de um dia para outro. Dependendo do grau podem durar alguns dias ou até 2 semanas.

Atenção! Se houver bolhas, não estoure e nem puxe a pele. As bolhas protegem a pele sensível e nova que está se formando.

A proteção solar é essencial para qualquer tipo de pele tanto para a clara ou a morena. Proteja-se! Use no mínimo fator 30 e reaplique a cada duas horas. O bronzeado é o efeito da exposição com proteção e é feito aos poucos; quando a pele fica vermelha é sinal de agressão.

Como usar o filtro solar

Devemos usar filtro solar de fatores mais altos?

Sim. Por que os estudos sugerem que o FPS real é em média 1/3 do FPS declarado. Por exemplo: um filtro 60 acaba sendo um 20. Isso porque o fator declarado é sob condições ideias de uso.

Nós temos a cultura de usar pouco produto, não reaplicar de maneira correta e nem nos intervalos adequados. Então sim devemos usar proteção mais alta, no mínimo 50, principalmente para quem tem pele clara.

O que é o índice UV

É um índice de radiação UV que permite alertar a população quanto a exposição solar inadequada. Considerado baixo de <2, moderado de 3-5, alto de 6-7, muito alto de 8-10 e extremo maior que 11.

OMS recomenda UV entre 1-2 não necessita proteção, entre 3-7 fique na sombra e use proteção adequada através de filtros e roupas, acima de 8 proteção extrema, evite se expor ao meio dia, permaneça na sombra, use protetor solar, boné e camiseta.

Outros fatores que influenciam é presença ou não de nuvens, camada de ozônio, altitude, superfície onde estamos. Praia com areia e lugares com neve por exemplo tem reflexão intensa aumentando a nossa exposição. 
Altitudes mais altas, menos atmosfera, menos gases para absorver, aumento novamente.

No verão os índices de radiação são mais altos nos trópicos do que no equador devido ao eixo da terra em relação ao sol. Então no RS por exemplo é pior do que o nordeste do nosso país nessa época.

Outro dado importante não temos buraco de ozônio em nosso estado, o buraco é na Antártida o que temos é eventualmente efeito desse buraco em nossa região por correntes de massa de ar que migram para cá e duram de 2 a 4 dias, em geral ocorrem em outubro e novembro. Então alerta nesses meses.

Confira o índice UV de sua cidade pelo site da CPTEC centro de previsão de tempo e estudos climáticos e principalmente proteja-se. O Brasil está em relação ao mundo na área de maior nível de UV, por estar entre os trópicos e o Equador.

Fonte: Engenheira química e doutora em geofísica espacial Dra. Damaris Kirsch Pinheiro

Proteção solar na infância

Você sabia?

  • A exposição solar durante a infância tem um impacto importante na incidência de câncer de pele na fase adulta.
  • Use filtros solares específicos para a pele infantil e com fatores no mínimo 30. Reaplique de 2 em 2 horas.
  • Atenção: bebês só podem usar após os 6 meses de idade!
  • Abuse de roupas e chapéus com proteção UV, nas áreas cobertas temos mais eficácia por ser uma forma segura de manter a barreira mesmo suando, dentro d’água ou com exposições prolongadas. Mas não esqueça de aplicar filtro solar nas outras áreas do corpo sem a vestimenta.
  • Crie o hábito da proteção solar desde a infância, tudo que é incorporado cedo tem mais chance de ser mantido na fase adulta.

Dicas ao ir ao dermatologista

A pele é o maior órgão do corpo humano e quem sabe tudo sobre ela é o dermatologista.

Deixamos algumas dicas quando você for visitar seu médico:

  1. Levante todas as suas dúvidas, leve anotado todos cremes e produtos em uso.
  2. Prepare-se para uma avaliação completa de todo o corpo e também de suas “pintas”.
  3. Dê preferência a unhas sem esmalte, a saúde das mesmas também são foco da consulta.
  4. Vá sem maquiagem ou leve na bolsa para repor, só assim poderá ser avaliado seu rosto de forma adequada, com a pele limpa.
  5. Importante! Faça o que foi recomendado, se as queixas forem muitas e, consequentemente, o tratamento for difícil de ser realizado na prática além de caro, combine com seu dermatologista estratégias e planos de tratamento para serem feitos ao longo do ano.